quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atenção a Linguagem Corporal

Vocês já pararam para pensar em todas as ferramentas que temos para a nossa melhor comunicação?

Uma ferramenta importantíssima e que muitas vezes passa despercebida pela maioria dos comunicadores é a linguagem corporal.

Muitos preocupam-se apenas com o verbal incluindo um vocabulário rebuscado, conjugações verbais corretíssimas e como veremos a seguir, a linguagem corporal é fundamental na hora da aceitação seja em uma negociação ou primeira impressão.

A leitura das atitudes e pensamentos expressos no comportamento das pessoas foi o primeiro sistema de comunicação usado pelo ser humano, muito antes do desenvolvimento da linguagem oral.

A maioria das pessoas acredita que a fala é ainda a nossa principal forma de comunicação. Em termos evolucionários, a fala só passou a fazer parte do nosso repertório de comunicação em tempos recentes, usada fundamentalmente para transmitir fatos e dados.

Os atores do cinema mudo, como Charler Chaplin, foram os pioneiros das técnicas de linguagem corporal, então o único modo de comunicação disponível na tela.

Albert Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, apurou que em todo comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não-verbal.

O antropólogo Ray Birdwhistel, pioneiro do estudo da comunicação não-verbal, calculou que, em média, o individuo emite de 10 a 11 minutos de palavras por dia em sentenças com duração média de apenas 2,5 segundos e estimou também que somos capazes de fazer e reconhecer cerca de 250 mil expressões faciais.

Tal como Mehrabian, Birdwhistel descobriu que o componente verbal responde por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversação frente a frente; mais de 65% da comunicação é feita de maneira não-verbal.

A análise de milhares de entrevistas e negociações de vendas gravadas durante as décadas de 1970 e 1980 nos mostrou que, no mundo dos negócios, a linguagem corporal responde de 60 a 80% das mensagens transmitidas na mesa de negociação e que as pessoas formam de 60 a 80% de sua opinião sobre um recém chegado antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa.

Compreenderam a importância da linguagem corporal para uma comunicação eficiente?

Este é apenas um dos processos da Consultoria de Imagem, onde realizamos o alinhamento da comunicação: imagem + linguagem corporal + etiqueta.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Um comentário:

  1. Realmente as vezes a gente esquece que o nosso corpo fala muito mais do que as palavras pronunciadas... Precisamos apenas aprender a usar essa linguagem corporal que pode nos ajudar tanto nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais...

    Parabéns pelo artigo...

    Beijos no ♥!...

    ResponderExcluir