Agora que os termômetros baixaram, qual o procedimento que você vai adotar para cuidar das suas madeixas? No inverno, os grandes vilões são o vento, temperatura baixa demais e o tempo úmido.
A principal preocupação agora que o frio chegou é a questão da queda de cabelo. Um péssimo hábito é o do “banho quentinho”. A água quente desidrata os fios e facilita o aumento da queda porque dilata os poros do bulbo, que é o couro cabeludo, e descola os fios.
Porém, esse não é o único mal que a água quente faz aos nossos cabelos. Além disso, os fios ficam menos brilhantes e mais opacos, há um aumento da produção de oleosidade, já que o calor estimula a glândula sebácea e há descamação e um conseqüente aumento do acúmulo de gordura na raiz.
Atenção redobrada para o uso de gorros, bonés, chapéus, boinas e afins. Além do aumento da sudorese, esses acessórios para a cabeça também estimulam a produção de sebo e abafam os fios, deixando-os mais oleosos e mais propensos à queda. Deixe que esses adereços sejam usados apenas em ambientes abertos, jamais dentro de ambientes internos e fechados, como apartamentos, lojas, escritórios e etc.
Você não suporta ficar com os cabelos molhados no frio, certo? E, principalmente, não está a fim de pegar um resfriado. A pessoa pode sim secar o cabelo todos os dias, mas desde que o secador esteja na potência média ou baixa.
Sobre você lavar o cabelo com menor freqüência porque está morrendo de frio, esqueça! Mesmo no inverno o clima do nosso país não permite que deixemos de lavar nossos cabelos todos os dias. Além de ser um fator de higiene, é fundamental para controlar o pH dos fios e para manter o equilíbrio das secreções.
As mulheres que adoram prender os fios, seja com elástico, tiaras, presilhas e assessórios em geral, a recomendação é, pelo menos nessa época em que os fios ficam mais propensos a cair, que elas não prendam o cabelo. Isso além de quebrar e danificar ainda mais o cabelo, facilita a queda devido a tração dos fios.
Os cabelos descoloridos, tingidos e quimicamente tratados merecem atenção redobrada nesse frio que se aproxima. Portanto, os cabelos que passaram por isso devem ser mais cuidados e hidratados no frio.
Por Cintia Nigro & Nara Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário