O termo “imagem pessoal” está na moda, sendo utilizado por inúmeras pessoas que, muitas vezes, não têm ideia do que ele realmente representa. Afinal de contas, o que este termo significa? É uma expressão que engloba o estudo das cores que harmonizam com cada tipo de pele, o estudo da geometria, características faciais e corporais, análise de estilo, coordenação de peças do vestuário, comunicação verbal e não-verbal e etiqueta social.
Ao passo em que a era da globalização é, também, a era da beleza, todas as peculiaridades acima citadas são essenciais para quem quer transmitir confiança e firmeza com o próprio visual. Em um ambiente de trabalho, as formas de agir e de se vestir são especialmente avaliadas, podendo ajudar ou prejudicar as chances que um funcionário tem de ganhar uma promoção. A imagem pode ser fator decisivo na hora de ganhar uma promoção ou fechar um negócio. Ela deve estar de acordo com sua personalidade, estilo e cargo profissional.
Uma boa aparência é importante na vida de uma pessoa e é um hábito que pede por cuidados constantes, é essencial para conquistar determinados objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. A imagem pessoal adequada transmite respeito, credibilidade e confiança aos seus chefes e subordinados.
Na combinação boa aparência + comportamento adequado. Para as mulheres, é imprescindível atentar para o comprimento de saias e vestidos, decotes exagerados e transparências em geral. A ideia é prezar pela feminilidade através de maquiagem e acessórios discretos. A mulher pode ser feminina e elegante sem ser vulgar.
Outro quesito importante é a tonalidade da voz. Uma voz muito doce no campo de trabalho de uma Bolsa de Valores, por exemplo, pode não gerar tanta credibilidade quanto uma mais imponente. A entonação também pode transmitir conhecimento, confiança e segurança naquilo que se está falando ou apresentando ao interlocutor.
Por Cintia Nigro e Nara Borges
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