Vivendo em uma época que a Globalização domina o planeta juntamente com a tecnologia e rapidez da informação.
Esse cenário exige cuidados a todos e principalmente para pessoas públicas. Em segundos, fotos e vídeos podem cair na internet e fica praticamente impossível reverter sua imagem após o que você fez ou falou.
Aproveitando circunstâncias recentes de casos de celebridades prejudicando ou até mesmo dando um “up” na sua imagem pessoal, falaremos um pouco do que pode repercutir a falta de cuidado com sua imagem pessoal.
Começamos com o caso Dior. Caiu na internet um vídeo do renomado estilista John Galliano. Ele estava extremamente alcoolizado e demonstrava sua adoração a Hitler.
A marca logo o demitiu as vésperas de seu de seu desfile da coleção de inverno e antes do desfile o CEO da marca leu um comunicado em defesa dos valores da Dior. No discurso, Toledano deixa claro que a marca pode sobreviver sem qualquer estilista e que o trabalho verdadeiro é feito pelo ateliê da Dior. As costureiras e trabalhadores da marca entraram ao final do desfile para receber os aplausos no lugar de Galliano. A Dior superou sua crise de maneira exemplar.
A marca era responsável pela imagem do seu grande ex-estilista. O funcionário é o cartão de visitas da empresa e sua imagem deve ser coerente aos ideais da mesma. A empresa deve preocupar-se e muito com o que esse profissional faz ou fala. O recomendado é ter um Media Training treinando e assessorando esse executivo para que ele não cometa erros que possa prejudicar a imagem da empresa.
John foi inconseqüente, mas quando a pessoa é pública, querendo ela ou não, é sua obrigação ter cautela em suas declarações e com seus atos. Celebridades acabam virando referencia de seu grande público e muitas vezes a imagem de uma empresa está associada a essa celebridade.
Caso Sandy como musa da cerveja Devassa.
Podemos dizer que foi uma jogada de marketing super arriscada tanto pela marca como pela cantora. A aceitação de ambos os públicos poderia ser tanto positiva como negativa.
Apesar das piadinhas e comentários, ninguém pode negar que Sandy e Devassa se tornaram o assunto pré-carnaval.
Analisando a trajetória, Sandy há um tempo busca afirmar sua imagem de que virou e é uma mulher. Um pouco sumida da mídia após seu casamento, lançou clipe, voltou com sua turnê e agora virou o comentário do momento. Pode-se dizer que foi uma boa jogada de sua assessoria que busca cada vez mais fortalecer essa nova identidade. Mesmo com piadinhas e muito julgamento da sociedade, a realização da publicidade não afetará em nada sua imagem.
Já a marca Devassa é sempre muito ousada em sua publicidade e já teve propaganda tirada do ar pela legislação. Não poderíamos esperar nada de diferente dessa vez e a escolha da cantora Sandy como musa foi extremamente audaciosa. O foco da campanha é mostrar que toda mulher tem seu lado devassa não no sentido de vulgaridade, mas sim da mulher desinibida e descontraída. Que tem como exemplo a transição da Sandy entre sua carreira com seu irmão e a nova mulher de hoje casada e com carreira solo.
Concordamos que Sandy apesar de sua beleza não tem muita sensualidade, nisso a publicidade pecou e faltou mais preparo da cantora. O que mais remeteu comentários negativos foi a comparação com a última musa da cerveja Paris Hilton. Vamos combinar que são duas artistas de caráter opostos. A marca deveria ter tomado mais cuidado com sua nova ação publicitária já que a última foi marcante. Mas se a idéia é reverter a identidade visual da marca e atingir novos públicos, após o frisson momentâneo, a marca terá conquistado seu objetivo.
Por Cintia Nigro e Nara Borges
Prezados;
ResponderExcluirEstou precisando viabilizar a venda de direitos
do meu livro, postado no blog:
www.livrobomgratis.blogspot.com
A viabilização seria junto a TVS GLOBO, RECORD OU SBT
Ou para produtoras de filmes. Walter Salles, Fernando Meirelles,Padilha e Outros.
O conto relatado no mesmo, se fosse feito um filme, daria o
1° Oscar para o cinema brasileiro.
No caso de Novelas e Mini-Séries seria o maior record de
audiência já visto no Brasil.
60% dos direitos seriam seus e só 40% meus.
Comprove leia o livro no blog acima informado.
Aguardo seu retorno;
José Bonifácio Santos
Fone: 71-99045888