quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Meditação

Depois de sabermos que o Brasil é o segundo país mais estressado do Mundo, resolvemos dar dicas para convivermos melhor com esse caos em que vivemos.

Hoje falaremos sobre a meditação que é uma prática que exige esforço e perseverança, mas quando conseguimos fazê-la a sensação de bemestar é incrível.

Os objetivos da meditação podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência e autodisciplina.

A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes. É comumente associada a religiões orientais e existem dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto à humanidade.

Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:

- Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;

- Prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);

- Uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;

- Análise racional de ensinamentos religiosos.

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. É possível também separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.

A duração típica de uma sessão de meditação é de vinte a trinta minutos e praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolonga com o tempo.

A meditação vem sendo praticada em diversos lugares, como por exemplo, academias, e novos métodos geram grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé, zhan zhuang, devido a sua simplicidade e eficiência é facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário