quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conheça o fascinator, acessório de Kate Middleton

A mais nova princesa Kate Middleton é sinônimo de elegância e modernidade. Antes mesmo de se tornar oficialmente membro da família real, ela já lançava tendências de moda e agora como duquesa de Cambridge não vai ser diferente. Tanto que o fascinator, acessório de cabelo preferido dela, está virando mania entre celebridades, it girls, além de estar sendo mais visto nas ruas após o casamento real.

Trata-se de uma peça menor que o chapéu e maior que uma tiara, fixada aos cabelos por grampos, presilhas, pentinhos ou mesmo tiaras estreitas. Apesar de o termo "fascinator" existir desde o século XVII, no Brasil, ao menos antes do casamento, ele era pouco conhecido. Um dos motivos desta sensação fashion em terras brasileiras é a identidade cultural de vestuário das mulheres que moram abaixo da linha do Equador e que adoram trajes ousados, decotados cheios de sexy appeal, ao contrário das britânicas e de boa parte das européias, que conseguem quebrar a sisudez e austeridade dos looks formais recorrendo à acessórios divertidos como o fascinator.

Ele teve origem na década de 50 e transpira elegância, sofisticação e modernidade (palavras que descrevem a nova princesa). Nos dias de hoje, o acessório ganha novos formatos e um mix de diversos materiais. As maisons e lojas de acessórios apostam em rendas, metais, pedrarias, flores de tecidos, voile e penas.

Adotado em eventos ao ar livre, casamentos ou corridas de cavalo, os fascinators ganharam a Europa e fashionistas como Sarah Jessica Parker e Drew Barrymore. Pode combinar o acessório com o voillete, veuzinho que cobre parte do cabelo e, eventualmente, do rosto. Hoje, não é raro ver os fascinators assumindo os lugares dos chapéus, uma tendência que não surpreende devido à sua acessibilidade e praticidade, por não exigirem uma caixa volumosa para o transporte, além de poderem ser usados sem afetar o penteado.

Para quem é ousada e moderninha, o acessório pode ser usado no dia a dia e até mesmo para trabalhar, se for o modelo com pentinhos. Os mais enfeitados podem ser usados em ocasiões mais sofisticadas, como jantares ou casamentos.

Por Cintia Nigro & Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário