Morar em apartamento não é igual a morar numa casa rodeada de jardins. Ainda que essas moradias urbanas sejam bem construídas, ninguém fica totalmente isolado e livre do barulho de vizinhos.
Sempre você escuta o barulho do de cima, mas muitas vezes os moradores não percebem isso, pois possuem vizinhos do andar superior pessoas adultas e silenciosas. Portanto nem desconfiam que a correria de suas crianças, o ranger da esteira ergométrica, a música que ouvem e o toc toc do salto alto vazem para o apartamento de baixo.
O recomendado e educado é forrar o quarto onde as crianças brincam, ouvir música e usar a esteira em horários que não atrapalhe os sonos dos vizinhos – ou seja, nunca antes das dez da manhã ou depois das dez da noite – e tomar providencias que demonstrem cuidado com os outros.
E agora? Como agir quando moram no prédio pessoas que tocam instrumentos musicais, que fazem aula de canto ou que tenham hobbies barulhentos? A sugestão é que os condôminos se reúnam para conversar sobre regras e como melhor conduzir as situações de comum acordo ou ainda quem sabe, igual fazem salas para ginásticas e festas, se viável, uma sala acústica para os que têm atividades barulhentas.
Cachorros também é um problema em condomínios, atenção aos donos. Cachorro só no elevador de serviço e se possível no colo, se ele fizer suas necessidades no elevador ou corredores, comunicar imediatamente o desastre aos funcionários da limpeza ou providenciar para que você, o dono, limpe a sujeira feita pelo seu animal de estimação.
Atenção para o mínimo de educação nos elevadores, Bom dia, Boa tarde, Boa noite e Até logo é imprescindível. Ninguém é obrigado a ouvir discussões e problemas pessoais alheios no elevador, portanto, antes de entrar, desligue o celular ou interrompa a conversa se for algo pessoal.
Com essas regrinhas básicas todo mundo fica feliz e a paz no condomínio está garantida.
Por Cintia Nigro & Nara Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário