quarta-feira, 30 de março de 2011

Imagem Pessoal adequada é sinônimo de sucesso em uma reunião corporativa

Quem nunca usufruiu da própria aparência para conquistar alguém ou alcançar determinado objetivo? Indiscutivelmente, a aparência física, nos dias de hoje, exerce poderes extremos sobre uma pessoa. Se postura e vestuário adequados são suficientes para chamar a atenção enquanto se dá uma simples volta na rua, em um ambiente de trabalho essas características denotam confiança e credibilidade.

Durante uma reunião no escritório, os sentidos de todos se tornam mais aguçados. Tonalidade da voz, comportamento adotado e firmeza nas palavras são fundamentais para que a primeira impressão seja positiva, especialmente para os menos extrovertidos. Com peças de roupas imponentes, penteados e maquiagens elegantes, a pessoa tímida automaticamente se sentirá mais segura e confiante, passando essa imagem aos interlocutores.

A imagem pessoal pode ser utilizada como aliada para a obtenção de sucesso em uma reunião de negócios. A imagem precisa passar credibilidade, segurança, respeito, confiança e carisma. Capaz de influenciar no modo de agir das pessoas, o ambiente é igualmente importante. Para fazer piadas ou comentários mais divertidos, a pessoa precisa sentir o clima e como são os outros participantes. Se tiver liberdade, cuidado: eles precisam ser feitos no momento adequado.

Para os indivíduos que têm a missão de conduzir a reunião, é essencial deixar o local confortável. Se tiver apresentações em data show, é aconselhável que ele (o condutor) se levante para apresentar. Em caso de debates muito extensos, também é legal se levantar algumas vezes para dar dinâmica na reunião e não cair na monotonia tornando a discussão muito cansativa.

Avaliando o comportamento dos participantes, alguns cuidados devem ser tomados. Se for uma exposição de projetos, perguntas cabem mais ao final da apresentação. Se for uma reunião para solucionar problemas, então é uma em que todos falam. Atenção: falar somente quando for algo coerente e que acrescentará algo à discussão, senão a imagem pode ser desgastada.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário