quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Moda anos 60 - Liberdade feminina.

Foi uma das décadas mais ricas. Pílula anticoncepcional, homem na Lua, morte de John Kennedy, Martin Luther King, minissaia, os Beatles, Guerra do Vietnã, Revolução de 64 (no Brasil), Mao Tsé-tung, Guerra Fria e a liberdade sexual feminina.

Os anos 60 viveram a explosão da juventude, o desejo de liberdade. Os jovens entraram para o mercado de trabalho e as empresas criaram produtos específicos para esse novo consumidor, que pela primeira vez, teve a sua própria moda, não mais derivada dos velhos.

A década foi o auge da estética "lolita", com a sexualização de looks quase infantis. O ideal era manter aquele corpo adolescente e as revistas femininas pregavam as dietas e os exercícios.

A maquiagem era basicamente nos olhos. Batom e esmalte eram bem claros, em geral branco-leite e os olhos seguiam padrões de tonalidades do rosado ao verde-água, com cílios enormes, negros e bem "postiços". Os cabelos eram armados, cheios de laquê e as perucas estavam na moda.

A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

O que marcou a época: vestidos e saias curtas e justinhas, silhueta em A bem marcante, corset, bolinha, xadrez, sapatilha, franjinha, mini-vestidos, golas roulês, botas longas e curtas, verniz e meias coloridas. Os looks que até pouco tempo eram demodê ou kitsch hoje inspiram diversos criadores do mundo da moda, como por exemplo, Marc Jacobs: "Revivi os anos 60, pois representaram com criatividade uma visão imaginária do que seria o mundo. Nós queríamos explorar o que o futuro poderia ser".

Atualmente, aposte em jumpers (vestidos na linha A), sem mangas, usados com camisas por baixo. No verão, use-o com uma sandália com placas de metal; no inverno com bota. Além disso, use também gola roulê até em blusas sem manga, o que aliás é um charme. As calças da década são mais curtas e aí vale tudo: bloomers, pantacourts, cigarettes, capri, até com bota no inverno. Uma dica para quem está acima do peso, use uma capa bem leve e mais curta, tipo trench coat, amarrada na cintura, com uma calça slim pode salvar você naquela reunião ou festa.

Outra dica bem legal, mas só para as teenagers é minissaia com meia ¾. A opção de sapatos é grande: vale até salto, mas o ideal é um sapato de salto mais grosso, como os da época, com enfeites metálicos, verniz e até coloridos. Para completar o look, franjas, cílios postiços, delineador, óculos de plástico tipo televisão, bijoux enormes e muito charme.

A década representou a fusão da arte, música, moda e design. A grande conquista dos anos 60 foi colocar todas essas formas de criação de maneira coerente diante da mídia. Muita novidade e ousadia foram apresentadas numa única geração.

No final da década, o reduto jovem mundial se transferiu de Londres (cidade da moda desta época), para São Francisco (EUA), berço do movimento hippie. Manifestações e palavras de ordem mobilizaram jovens em diversas partes do mundo. Era o movimento da contracultura, que se afastava da ostentação da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário