
Etiqueta vai muito além do que muitas pessoas imaginam, não é apenas como se comportar a mesa, mas sim estar preparado para viver globalmente e se atualizando em todos os aspectos.
A pessoa precisa de desenvoltura social para adaptar-se a vários ambientes, de qualificações específicas em sua área de atuação e estar preparada para as diversas situações que a mudança do mundo atual vem gerando.
Para ter etiqueta não precisa muito, o primordial é ter atitudes éticas, junto com a educação, o básico que aprendemos “bom dia, obrigada, por favor,” e claro, livrar-se de gírias, porque além de ser uma ofensa para a língua portuguesa, mostra para os outros que você não sabe falar corretamente.
O ideal é ser educado e discreto, evite comentários sobre cabelo, se a pessoa emagreceu ou engordou, unhas, roupas, é muito indiscreto e pode colocar a pessoa em uma situação constrangedora principalmente se ela passa uma imagem errada do que deseja ou se você não é intima. Todo cuidado é necessário com a bebida. Os apelidos também devem ser evitados e no caso de marido e mulher ou casal de namorados, em público tais como baby, amorzinho, e por aí vai também são desagradáveis.
Na hora do jantar, se for uma mesa completa terá um talher para cada refeição assim como um copo para cada tipo de bebida, então para começar a usar os talheres lembre-se que deve ser sempre de fora para dentro, ou opte por observar os outros que já estejam jantando. Se caso encontrar um fio de cabelo na comida e se você for amigo do anfitrião, retire o fio discretamente e se conseguir continue comendo, nada de ir comentar com outras pessoas e até mesmo com o dono da festa sobre a indelicadeza, afinal acidentes acontecem, leve em consideração. Cuidado com crianças em festas sociais, elas nunca se comportam como esperamos, crianças combinam com festas a luz do dia.
Se estiver gripado evite sair de casa e se for a uma festa, evite cumprimentar com beijos e abraços, aperto de mão no máximo. Seja você mesmo, educado, sofisticado, cordial e elegante.
Regrinhas básicas de etiqueta são convenientes para todos e em todas as situações. O comportamento adequado e cordial é também uma ferramenta para consolidação da imagem pessoal.
Por Cintia Nigro e Nara Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário