quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Trocas inteligentes na alimentação

Esbelta ou não, é importante a dedicação e perseverança numa dieta saudável.

O organismo humano é sábio, aproveita tudo o que consumimos e devolve na mesma moeda. Então o ideal é dar a ele alimentos que só vão ajudar e receber, como troco, uma pele perfeita, um cabelo sedoso e uma silhueta esbelta. O corpo humano precisa receber calorias com qualidade para devolver o investimento com saúde.

Mãos a obra e na sua próxima refeição troque alimentos com calorias vazias (aqueles, como refrigerantes, por exemplo, que têm apenas calorias) por outros com os nutrientes, vitaminas e sais minerais, indispensáveis à saúde.

Elimine alimentos comuns e adicione à sua mesa aqueles que trazem bem-estar ao corpo. Melhor ainda: dê ao seu organismo os nutrientes essenciais para equilibrá-lo e, por luxo, não abra mão da saúde

Dicas de trocas inteligentes:

Mousse de chocolate = pêra cozida com calda de vinho e adoçante. Sem gorduras ou açúcares, esta substituição contém as vitaminas da pêra e uma aparência e um sabor absolutamente irresistíveis.

Torta de maçã = sagu de frutas. O sagu com frutas é uma opção que dá energia, mas sem exagero.

Sorvete de massa = picolé de frutas. O picolé, apesar de ter açúcares, está livre de gordura, inclusive as transversas, que são prejudiciais à saúde.

Pudim de leite condensado = 1 taça de frutas. Aumento da quantidade de fibras, vitaminas e minerais e redução principalmente do açúcar.

Bife à milanesa = filé grelhado com molho de champignon. A carne vermelha é conservada e o óleo eliminado.

Nhoque à bolonhesa = lasanha de frango com vegetais. O carboidrato e a proteína do molho podem ser trocados por um prato com vitaminas e bem mais leve.

Pizza 4 queijos = pizza de escarola com queijo branco. Redução principalmente de gordura e aumento das fibras alimentares, vitaminas e minerais.

Cheeseburguer = sanduíche de peito de peru com cream cheese. Eliminação de gorduras saturadas, que aumentam o colesterol e causam vários problemas de saúde.

Arroz branco = arroz integral. O arroz integral mantém suas fibras, vitaminas e minerais.

Quibe frito = quibe assado.

Pastel médio de queijo = pastel vegetariano assado. Reduz a quantidade de gordura e, com os legumes, aumenta quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Queijos amarelos tipo Parmesão ou Gouda = por queijo Minas Frescal tipo ricota ou cottage. Os queijos amarelos trazem em sua composição grande quantidade de gordura animal.

Manteiga = requeijão light. Além da redução de gordura, aumenta-se a quantidade de cálcio.

Leite integral è leite desnatado. O leite integral tem 6 g de gordura em cada copo e o desnatado é zero gordura. E ainda conserva o teor de cálcio, importante para os ossos.

Pão francês = fatia de pão de centeio integral. Aumento da quantidade de fibras, importantes para o funcionamento intestinal e para a saciedade.

Refrigerante tradicional = suco de frutas. O suco oferece vitaminas e fibras, para melhorar o funcionamento do intestino.

Faça das trocas inteligentes um hábito, pois existem receitas saborosas e muito saudáveis. Vamos abolir o ditado de que só é gostoso o que engorda, é só questão de costume.

Cuide de sua saúde com muita dedicação e tenha uma vida mais saudável, peles e cabelos mais bonitos, o sono mais tranqüilo e uma melhor digestão.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário