segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Imagem Pessoal

No primeiro post, nada melhor do que explicarmos o que é Imagem...

Imagem é o conceito resultante de um conjunto de experiências (impressões, sentimentos, valores, etc) que uma pessoa apresenta em relação a um produto, uma personalidade, uma empresa e por aí vai...

Sabe aquele velho jargão de que A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA? Pois é isso mesmo. Ela é formada nos primeiros 30 segundos da interação. Nesse pouquíssimo tempo avaliamos se esta pessoa é amigável e semelhante a nós social, cultural e intelectualmente. Já formamos e julgamos inconscientemente uma impressão sobre diversas características do nosso interlocutor e são as mais variadas possíveis, desde o nível de escolaridade até confiabilidade.

A imagem trata-se de uma representação e não apenas de uma realidade. Assim podemos afirmar que quem determina o que os outros devem pensar de você é você mesmo.

A mente humana possui uma característica interessantíssima que é a de condicionar e acreditar que é possível saber o que é realidade ou não. Assim passa a acreditar numa verdade que não sabe determinar se é real ou não. Então o julgamento que fazem de outra pessoa é baseado em poucas características e a maior parte dessa conclusão é baseada em o que acreditam ser certo ou errado pelo seu próprio ponto de vista.

Assim, nada melhor do que adequar sua imagem para exatamente para aquilo que você deseja transmitir objetivos a serem alcançados para que esse pré-julgamento não seja falho independente de questões e valores sócio-culturais de quem faz o julgamento.

O primeiro passo para mudar a imagem é perceber que as crenças que temos sobre nós mesmos não são realidade e construímos o que queremos sobre nós mesmos.

Se você for bem sucedido nesta primeira impressão e passar a imagem que realmente deseja, a conquista dos objetivos será um sucesso.

Por Cintia Nigro e Nara Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário