No post anterior falamos dos resultados de uma boa imagem pessoal. Agora falaremos de como uma imagem coerente pode afetar na sua autoestima.
Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).
A autoestima envolve tanto crenças como emoções autosignificantes associadas. Também encontra expressão no comportamento. Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular ou de extensão global.
William James (1892) define o "si mesmo" como o conhecimento que o indivíduo tem de si próprio, pode-se dividir esse conhecimento em dois componentes distintos: um descritivo, chamado autoimagem, e outro valorativo, que se designa autoestima. Enquanto autoestima é um termo mais amplo, incluindo, por exemplo, conceitos sobre as próprias qualidades.
Definindo os objetivos para a busca dessa imagem positiva, ela proporcionará a valorização dos conceitos que você tem como suas qualidades pessoais e em como você quer ser visto. A certeza de que você passa uma imagem correta, positiva e coerente trabalha direto em seu psicológico para autoaceitação.
A autoestima é fundamental no processo de mudanças e conquistas para obter resultados de curto à longo prazo e em todas as situações da vida, sejam elas em questões pessoais como profissionais. Trabalhe sua Imagem Pessoal para valorizar e transformar positivamente sua autoestima e assim conquistar todos os seus objetivos de maneira assertiva.
Por Cintia Nigro e Nara Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário