
Já que falamos tanto de bem-estar, vamos aproveitar as formas alternativas para essa busca. Sentir aromas agradáveis pode ter um efeito altamente terapêutico. Com as gotas dos óleos essenciais usados pela aromaterapia, o poder curativo das plantas é transferido para banhos, massagens e ambientes, equilibrando as emoções e fortalecendo o organismo.
Aromaterapia consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
Os aromas agradáveis normalmente despertam nossos sentidos. Se esses perfumes forem exalados de óleos essenciais, o efeito é potencializado, reequilibrando as emoções e a saúde do corpo inteiro. Esse é o princípio básico da aromaterapia: "Inalado, o aroma dos óleos chega ao cérebro, que passa a liberar substâncias de efeito relaxante (lavanda, lemongrass, laranja, manjerona, petitgrain, ilangue-ilangue e jasmim); sedativo (gerânio, camomila, eucalipto e melissa); estimulante (alecrim, bergamota, cravo, sálvia-esclaréia, hortelã-pimenta, limão e sálvia); e refrescante (hortelã-pimenta, limão e pinho). Em contato com a pele, as essências são capazes de influenciar o metabolismo e fortalecer o sistema de defesa do organismo", explica o paulista Fernando Amaral, especialista em aromaterapia e estudioso do olfato.
No Brasil, a aromaterapia já está sendo usada em grandes hospitais. Na Unidade de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, um dos mais modernos do país, as salas de check-up são aromatizadas com óleos essenciais de efeito relaxante. Na Clínica do Movimento, também do Einstein, são usados aromas estimulantes na sala de avaliação física.
As possibilidades para tratamentos alternativos são inúmeras, basta você escolher uma que se adeque melhor ao seu perfil e gostos.
Por Cintia Nigro e Nara Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário